sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Carta aberta aos jornalistas de veículos

Caros colegas:

Ninguém mais do que nós quer atender os pedidos de vocês rapidamente: fornecer dados, agendar entrevistas, filmagens, até mandar o texto prontinho no estilo do veículo de vocês, revisado, com foto e tudo, etc. Podem ter certeza que fazemos tudo para que a matéria fique pronta o mais rápido possível, a mais completa, a mais ilustrativa, a melhor! Sabemos que vocês tem prazos, fechamento, sabemos sim, como funciona uma redação.

Mas vocês deveriam conhecer também como funciona uma assessoria. Salvo raras excessões, sempre dependemos de outras pessoas para ajudar vocês. E essas pessoas tem muuuito trabalho. Não estão ali somente para atender as solicitações da imprensa. Então, quando precisarem de dados como o total das vendas da versão light sabor baunilha de determinado produto na filial de Cacimbinha do Sul no mês de julho, comparado com os dois meses anteriores e também com julho do ano passado, em oposição às vendas da filial de Cacimbinha do Norte no mesmo período, entendam que não podemos conseguir essa informação "na próxima hora".

Quando quiserem uma entrevista com o presidente, ou o diretor da empresa/instituição saibam que esses caras geralmente tem uma agenda apertadíssima. E tem coisas bem importantes a fazer. Podem ter certeza! Então eles talvez não possam te atender hoje. E não é nossa culpa.

Outra coisinha: quando marcamos uma coletiva é porque avaliamos que tem uma importância tal, que temos que oferecer a todos os veículos AO MESMO TEMPO. É bem feio pedir (chantagear) para receber as informações antes dos outros.

Gente, não temos má vontade. Até porque é mais fácil dar o que vocês querem do que aguentar vocês enchendo o saco!

Enfim, vocês vivem dizendo que nós devemos conhecer a rotina das redações. Fair enough. Nós dizemos o mesmo.

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